Sarapatel
Sarapatel é uma designação comum de diversas iguarias preparadas com vísceras de porco, cabrito ou borrego. Nascido no Alto Alentejo, em Portugal, o sarapatel foi adaptado e adoptado no Brasil e na culinária indo-portuguesade Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia.
Brasil
O sarapatel é um alimento típico da culinária de Pernambuco, Bahia, Ceará ePiauí. Em Pernambuco, é feito com tripas e outras vísceras de porco, além do sangue coalhado e cortado em pedaços. Uma das características da iguaria é seu teor de gordura, bastante acentuado por causa da presença de pedaços de toucinho e da tripa. Durante o cozimento acrescenta-se hortelã e uma ou duas grandes pimentas-de-cheiro, inteiras. Serve-se o prato acompanhado defarinha e/ou de arroz. No Ceará normalmente não se coloca tripa e a hortelã é substituída pela folha de louro. No Piauí, é preparado a partir da chamada "fissura" (conjunto de traquéia, pulmão, rins e/ou fígado) de carneiro ou bode.
O conhecido sarapatel é um alimento típico da culinária do Nordeste brasileiro. É feito com tripas e outras vísceras de porco, além do sangue coalhado e cortado em pedaços.Uma das características da iguaria é seu teor de gordura, bastante acentuado por causa da presença de pedaços de toucinho e da tripa. Durante o cozimento acrescenta-se hortelã e uma ou duas grandes pimentas-de-cheiro, inteiras. Serve-se o prato acompanhado de farinha e/ou de arroz.
SARAPATEL:RECEITA BAIANA
Ingredientes:
Miúdos de porco
Sangue de porco
250 g de toucinho fresco
2 cebolas
4 dentes de alho
1 colher (sopa) de açafrão
Pimenta-do-reino
Salsinha, cebolinha e coentro
Cominho
Sangue de porco
250 g de toucinho fresco
2 cebolas
4 dentes de alho
1 colher (sopa) de açafrão
Pimenta-do-reino
Salsinha, cebolinha e coentro
Cominho
Modo de preparar:
Numa panela cozinhe em água e sal, os miúdos e o sangue de porco. Pique tudo bem miúdo. Reserve. Noutra panela coloque o toucinho picado, frite até o ponto de torresmo. Retire com uma escumadeira os torresmos e reserve. Na mesma panela com a gordura do toucinho, refogue, a cebola e o alho picadinhos. Junte o açafrão e abaixe o fogo. Junte a pimenta-do-reino e muita salsinha picada. Junte os miúdos e cozinhe lentamente, acrescente água quando necessário, até que fiquem macios. Junte a cebola cortada em fatias finas, a salsinha, a cebolinha, o coentro, a pimenta-do-reino e cominho. Tampe a panela e apague o fogo, deixe descansar alguns minutos. Sirva em seguida.
fonte:wikipedia.com.br
fonte:quedelicioso.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário